data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Salete Ferro, 72 anos, tomou a segunda dose da vacina no Colégio Marista
Moradora de Roraima há 20 anos, a gaúcha Salete Ferro, 72 anos, veio para Santa Maria em março de 2020 para um encontro de família. Só que logo depois, os voos foram cancelados e ela não conseguiu voltar para o Norte do país. A professora aposentada transformou Santa Maria em sua casa desde então e, agora, garantiu a imunização contra a Covid-19 na cidade que a acolheu durante a pandemia. Nesta quinta-feira, Salete foi até o Colégio Marista, no Centro, e fez a segunda dose da CoronaVac.
- É uma alegria muito grande. Tenho consciência de que, para combater o vírus, a vacina é fundamental, junto com o isolamento e o uso de máscaras. Sou muito grata ao trabalho do SUS - afirma a professora aposentada.
Neste período em que ficou na cidade, Salete escreveu um livro autobiográfico "Sobrevoando Criando Asas e Raízes". O livro já foi lançado e está à venda na Livraria da Mente. Orgulhosa, ela trouxe um exemplar para mostrar aos profissionais envolvidos na vacinação.
- Foi um período de muita reflexão que resultou neste livro - conta.
No total, 12 locais de vacinação na cidade receberam os idosos com 70 anos ou mais para aplicação da segunda dose. Puderam se vacinar as pessoas que receberam a primeira dose no dia 24 de março. Ao todo, 6.576 idosos estavam aptos a receber a segunda dose da CoronaVac nesta ação. Desse total, 302 não compareceram.
Com mais doses para segunda aplicação, expansão de grupos caiu em abril
Para quem não compareceu, a dose está garantida e armazenada pelo município. A vacina estará disponível na próxima segunda e terça-feira (dias 26 e 27), das 13h30min às 16h, na Policlínica José Erasmo Crossetti. É necessário levar a carteirinha de vacinação e documento com foto.
FILAS
Antes mesmo da abertura dos portões, às 8h, locais já registravam filas. No Colégio Marista Santa Maria, a fila repetiu o observado no dia 24 de março. Como a vacinação é para pedestres, os idosos ocuparam a calçada das ruas Floriano Peixoto, Coronel Niederauer e Serafim Valandro.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A aposentada Celina Rosa, 72 anos, foi até o Marista fazer a segunda dose. Agora, ela tem um pouco mais de tranquilidade para cuidar e brincar com o neto.
- Eu cuido muito do meu netinho, quando o meu filho e a minha nora precisam de ajuda. Agora, tenho a condição de sentir que estou imunizada e tenho um pouco mais de segurança para encontrar a minha família, apesar de continuar seguindo todas as recomendações de cuidados - afirma Celina.
No drive-thru do Shopping Praça Nova, os carros começaram a chegar ainda na noite de quarta-feira, como tem sido costumeiro.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na sexta
FINAL DE SEMANA
No sábado, também recebem a segunda dose profissionais liberais da saúde que foram imunizados no dia 27 de março. Estarão disponíveis dois locais: o drive-thru do Shopping Praça Nova, para quem recebeu a 1ª dose no Parque da Medianeira, e o Colégio Marista Santa Maria, no Centro. Ambos os pontos de vacinação estarão abertos das 8h ao meio-dia.